Uma mordida cruzada posterior pode levar a assimetrias faciais?
- Aline Cruz
- Aug 12, 2019
- 1 min read
Em uma mordida normal, os dentes superiores se encaixam como a tampa de uma caixa em relação aos dentes inferiores, ou seja, eles ficam à frente dos dentes inferiores. Em mordidas cruzadas ocorre o contrário, os dentes inferiores ficam a frente dos superiores quando em oclusão.

Quando as mordidas cruzadas ocorrem em crianças nos dentes posteriores, geralmente passam despercebidas pelos pais. Apesar de não apresentarem alterações estéticas perceptíveis inicialmente, a mordida cruzada posterior pode levar a ASSIMETRIA FACIAL.
A lateralidade da mandíbula, ocasionado pela mordida cruzada (contato prematuro), causa uma má posição da articulação temporomandibular (ATM), com compressão de um dos lados e afastamento do outro, e consequentemente um desenvolvimento desigual dos ossos mandibulares e articulares.
Outros vários problemas estar associados, como dificuldade na mastigação, fala, deglutição, respiração bucal, além de bruxismo e zumbido nos ouvidos.
O diagnóstico precoce é suma importância porque corrigir a mordida cruzada durante a infância até início da adolescência é relativamente simples.
Já na fase adulta, o tratamento é muito mais complexo com muitos problemas já instalados que não podem ser solucionados somente com Ortodontia (movimento dentário). Nesta fase, geralmente a correção da ASSIMETRIA FACIAL e da mordida cruzada é realizada com Ortodontia e cirurgia Ortognática.
Desta forma, o diagnosticar a mordida cruzada o quanto antes é importantíssimo! Recomenda-se que a primeira consulta ortodôntica deve ser realizada por volta dos 6 anos de idade.
Kommentare