Clareamento dental
- Aline Cruz
- Jul 26, 2019
- 1 min read

Um sorriso bonito com dentes alinhados, saudáveis e claros, deixando a aparência mais jovem e atrativa, tornou-se desejo de grande parte das pessoas.
Com o passar dos anos, os dentes escurecem com a formação contínua de dentina e acúmulo de pigmentos, além disso, os dentes permanentes são naturalmente mais amarelados que os decíduos (dentes de leite).
O clareamento dental é um tratamento estético que utiliza substâncias químicas (peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida) que liberam oxigênio livre capaz de quebrar as moléculas de pigmentos em partículas menores dentro da estrutura dental (esmalte e dentina). Assim, com a maior reflexão da luz, o dente aparenta mais claro.
As diferentes formas que existem de clarear os dentes diferem no uso do agente clareador (tipo, concentração, tempo de contato com o dente e local da aplicação - em casa ou no consultório). Diante de tantas variáveis, é prudente sempre realizar procedimentos clareadores sob supervisão do cirurgião-dentista.
Até porque é imprescindível realizar antes da aplicação da substância clareadora, um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores como cáries e infiltrações, além da sondagem periodontal para detectar doença periodontal ativa (gengivite, periodontite).
As pesquisas tem demonstrado que o mais eficaz é a combinação do tratamento realizado no consultório com um gel com concentração maior, sob supervisão cuidadosa do cirurgião dentista combinado ao uso moldeiras individuais pelo paciente, em casa, com substâncias com menor concentração o peróxido de carbamida ou hidrogênio.
A supervisão e orientação de qualquer tratamento clareador proposto ao paciente cabe ao cirurgião dentista, assim como qualquer modificação de protocolo para um melhor resultado final.
Comments